Com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos e capacitar os motoristas dos ônibus escolares, a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca arcou com as despesas de um curso destinado aos profissionais da área.

O curso especializado para condutores de transporte escolar aconteceu durante o período de um mês e chegou ao fim neste domingo (19), sendo realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem ao Setor de Transporte, o SENAT, órgão privado com instalações em Campina Grande. As aulas foram ministradas nos finais de semana, com duração de cinquenta horas.

25 motoristas – que compõem a rota de estudantes da rede municipal de ensino e do colégio estadual – foram os beneficiados com a qualificação, que reforça o compromisso da gestão municipal para com a categoria incumbida de deslocar centenas de vidas todos os dias.

O curso também é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. Motoristas que não são submetidos a esse processo de aprendizagem estarão cometendo infração de trânsito, sujeitos à multa e retenção do veículo escolar.

A grade curricular do curso abrangeu as seguintes disciplinas: Legislação de Trânsito, Legislação Específica para o Transporte Escolar, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Relacionamento Interpessoal.

Neste domingo, a prefeita Dalva Lucena e outras autoridades tiraram a manhã para ir até o SENAT, conhecer de perto as instalações do lugar e parabenizar o compromisso e esforço dos trabalhadores ligados à educação. Estiveram na comitiva o secretário municipal de Educação, Iran Stênio, e os dirigentes do Departamento de Transportes, Tiago Basílio e Edilson Leonel.

No SENAT, empresa que está no mercado há quase três décadas, as autoridades de Lagoa Seca foram recebidos pelo professor da turma, Jonathan Ronyere da Silva, e coordenador de administração e finanças da instituição, Hugo Carvalho.

Dalva se comprometeu, ainda, de oferecer aos motoristas, sempre que possível, atividades e meios de aperfeiçoamento pessoal e profissional. “O trabalho de vocês é muito relevante para a gestão, para o município. Todos têm uma responsabilidade grande, é por isso que, sempre que viável, a gente vai possibilitar momentos como esses”, garantiu a chefe do executivo municipal.

“A presença das autoridades aqui torna-se bastante significativa, e relevante também. Uma vez que o aluno que vem ao SENAT se capacitar para o curso, ele não vem apenas cumprir uma obrigação, ele vem melhorar seu lado profissional, desenvolver uma formação no setor do transporte. Então a vinda dos gestores e do investimento feito nesses alunos gera reconhecimento, como retorno no comportamento de cada um deles, e isso faz com que a cidade ganhe”, afirmou o professor Janathan Ronyere.

Veja os destaques deste domingo: