Após o sucesso da final do Campeonato Lagoassequense de Futebol, ocorrido na manhã deste domingo (10), a Prefeitura de Lagoa Seca seguiu com sua grade de programação e realizou no mesmo dia o Primeiro Encontro Ypuarana de Bandas Fanfarras da região.

O evento foi um sucesso, pois levou centenas de pessoas à Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz) para a comemoração de três décadas de existência da Banda Fanfarra Ypuarana.

Toda cerimônia foi orquestrada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte. A missão da festa foi exaltar a imagem de uma das bandas mais queridas, tradicionais e exuberantes por onde passa.

Dos nove grupos inseridos na lista de participação, apenas cinco (incluindo a anfitriã) participaram do festival. Os responsáveis pelas bandas ausentes alegaram imprevistos na logística ou problemas de deslocamento por parte de seus municípios. Estiveram presentes: Banda Marcial de Esperança, da cidade Esperança; Banda Geralda Salvino Leite, da cidade Arara; Banda Josafá Rodrigues de Souza, da cidade Alagoa Nova; Banda Poeta Mário Vieira, da cidade Matinhas; e Banda Fanfarra Ypuarana.

Era por volta de 17h15 quando o desfile começou. A primeira a abrir os trabalhos foi a grande homenageada do dia. Em seguida, as demais se apresentaram frente ao palco das autoridades. Cada banda teve vinte minutos de espetáculo – divididos entre evolução e dispersão dos membros.

Quando cada grupo terminava sua parte, os regentes recebiam comenda e certificado de participação.
O encontro também serviu para prestar homenagens aos ex-integrantes os quais colaboraram para que o funcionamento existisse 30 anos depois.

A lista dos homenageados incluiam balizas, músicos e regentes daquela que já é a preferida do Brasil.
A emoção tomou de conta do ambiente com discursos de pessoas que lembraram a trajetória da Banda Fanfarra Ypuarana, seus desafios e conquistas colhidas ao longo do tempo.

Dalva Lucena avaliou o encontro como forte agenda cultural e inédita aos olhos da população.
“Quando a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte veio até mim dizer da relevância de fazermos um encontro de banda, sobretudo a fim de festejar a vida daquela mais querida entre os lagooassequenses, partimos logo para fechar essa pauta”, lembrou a prefeita.

Por sua vez, o secretário da pasta, Márcio Rangel, agradeceu todo empenho dos atuais membros existentes na Banda Fanfarra de Lagoa Seca. “Eu não faço nada sozinho, então não posso deixar de registrar e agradecer as atividades de cada servidor – bem como nossa gestora maior – por ter acreditado e liberado investimento para o êxito do festival.