A Defesa Civil de Lagoa Seca continua o trabalho preventivo para evitar o rompimento de barreiros e barragens localizadas na zona rural do município. Com as chuvas que caíram ultimamente na região, fica mantida a preocupação do governo municipal em zelar pela vida, lavouras e propriedades pertencentes ao homem do campo.

Nesta sexta-feira (15), conforme informou a Defesa Civil, equipes estão inspecionando e abrindo as sangrias dos reservatórios nas regiões Retiro, Quicé, Manguape, Almeida e Campinote. A operação parte para localidades consideradas de “risco”.

Em quase dois meses, 25 barragens foram reparadas, uma tarefa que inclui o funcionamento da máquina retroescavadeira e até mesmo o apoio do trabalho braçal, tudo isso para dar passagem à água e conter que o manancial não transborde e atinja o que estiver pela frente.

A Defesa Civil contou que, nesse período maior de chuvas, apenas duas barragens de pequeno porte não aguentaram a força da água e acabaram transbordando. Por sorte, não houve estragos. “Estamos a todo vapor trabalhando para que não ocorra o que aconteceu em 2011, por exemplo, ano marcado pelo rompimento de mais de 20 barragens, causando assim danos à natureza e ao ser humano. Prevenção é tudo, e, dentro do possível, continuaremos a atender todas as demandas”, falou George Rufino, responsável pela Defesa Civil.

Em casos de dúvidas ou solicitação de demanda, a população pode ajudar entrando em contato com os números 199 (Defesa Civil) ou 9 9952-8666 (Secretaria de Agricultura e Abastecimento).

Pular para o conteúdo