Dos dias 9 a 16 de novembro, a Prefeitura de Lagoa Seca, através da Secretaria de Educação, está aplicando as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Saeb, com as turmas de 5º e 9º anos de toda rede municipal de ensino. A avaliação também abrange alunos concluístes do 3º ano do ensino médio da ECIT Francisca Martiniano da Rocha. As provas estão sendo aplicadas durante os três turnos, nas sedes das escolas.

O SAEB é um conjunto de avaliações aplicadas em todo o estado. Promovido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, mapeando possíveis fatores que podem interferir no desempenho do aluno e soluções para esses problemas através do resultado.

Após aplicação das provas, os resultados são divulgados através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que determina a criação de políticas públicas em prol da qualidade de educação em cada um dos municípios.