O primeiro dia do Encontro Municipal de Educação discutiu, dentre outras coisas, as possibilidades de incentivo ao pensamento crítico e autônomo dentro e fora da sala de aula. O evento, em sua quarta edição, acontece no Convento Ipuarana e reúne profissionais da Secretaria de Educação e líderes políticos do município.

Na abertura, ocorrida nesta terça-feira, 4, o encontro contou com a presença da prefeita em exercício, Maria Dalva Lucena, que parabenizou o evento e mencionou o zelo da gestão municipal em torno da educação. “Vejo tanta gente aqui reunida e isso me alegra. Vocês são os responsáveis pelo futuro de nossas crianças e adolescentes. Cumprimentos. Além disso, menciono aqui o empenho do prefeito Fábio e seu carinho pelas causas educacionais”, destacou.

Também participaram da abertura do encontro o secretário de Educação, José Walter; a diretora do Departamento da pasta, Elisabeth Barros; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Ramalho e o vereador Paulo Patriota. De acordo com a organização, aproximadamente 450 pessoas lotaram o auditório nesta terça.

O secretário de Educação, José Walter, fez um balanço dos trabalhos em que a pasta vem desenvolvendo. “Se olharmos quatro anos atrás, notamos que muita coisa mudou. Nossa pasta, junto com o prefeito, vem desenvolvendo ao longo do tempo um trabalho revolucionário na educação de nossa cidade. Seguiremos sempre fazendo mais”, comentou.

Dando sinalizações positivas e de apoio, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Ramalho, garantiu que a “Casa do Povo” sempre estava aberta aos diálogos em melhoria na educação dos lagoassequenses. “Reforço aqui que, a Câmara está sempre aberta em prol de parcerias na melhoria numa educação de qualidade a nossa gente. Buscamos uma parceria saudável entre os poderes Executivo e Legislativo”, garantiu.

O restante da manhã serviu ainda para o discurso da diretora do Departamento de Educação, Elisabeth Barros, e a palestra do dia com o psicólogo Sérgio Murilo, abordando o tema “A interdinamicidade em ser e aprender: reflexões na prática educativa.”

O 4º Encontro Municipal de Educação é realizado pela prefeitura através da Secretaria de Educação. Neste ano, o tema está voltado ao quarto pilar da Educação – Aprender a Ser: desafios de uma construção coletiva. As atividades seguem até esta quarta-feira,5,com os encontros das oito coordenações e seus professores.