O município de Lagoa Seca foi grande destaque, mais uma vez, na edição 2023 da Expo Turismo Paraíba – um dos maiores eventos ligados ao turismo do estado. Foi a segunda vez que Lagoa Seca se fez presente na feira, uma vez que o turismo é considerada importante atividade que movimenta economia e agrega qualidade de vida.

A Expo Turismo aconteceu ao longo dos dias 25, 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções de João Pessoa, trazendo produtos, rotas, roteiros e produção associada ao setor das 12 regiões turísticas da Paraíba. A Terra do Artesanato ocupou um estande na região turística Serra da Borborema, da qual é membro do Roteiros Integrados e Fórum Serra da Borborema. A cidade recebeu centenas de visitantes do próprio estado, além de turistas de Pernambuco e Rio Grande do Norte, e autoridades como o governador João Azevedo de Lins, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Paraíba, Rosália Lucas, dirigentes do Sebrae, Regina Amorim e Luiz Alberto Amorim, e operadoras de Turismo, a exemplo das empresas CVC, Masterop e Azul Viagens.

Durante três dias, sob orientação do secretário Márcio Rangel, parte da equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte esteve presente expondo as belezas turísticas encontradas em Lagoa Seca. Servidores da pasta participaram de palestras, reuniões com fóruns temáticos e ativamente da elaboração das proposituras que irão integrar o Plano Estadual de Turismo, obtendo destaque pioneiro no quesito inovação por meio da proposta para transformar o turismo paraibano em seguimento acessível para acolher turistas com deficiência.

A prefeitura, por meio do Departamento de Transportes, também disponibilizou ônibus para deslocar artesãos, musicos, empresários e demais interessados. No último dia do evento, sábado, duas caravanas com quase 70 artesãos mostraram a força do artesanato e alegria do lagoassequense.

A cantora mirim Geysian Kelly e a Banda Marcial Ypuarana abrilhantaram a programação da Expo Turismo. No semblante de quem estava lá, o sentimento era de encantamento e emoção com a performance de uma das bandas mais tradicionais e aclamadas da região.

Além da produção associada ao turismo (artesanato, artes e cultura em geral), Lagoa Seca se revelou como um grande potencial gastronômico e município estratégico para o agreste paraibano com quase mil leitos de hospedagens espalhados por aqui.

Confira os registros de Junot Lacet Filho