A professora doutora Auricelia Lopes foi a palestrante da abertura do Encontro Municipal de Educação, ocorrido na manhã desta quarta-feira (7), nas dependências do Convento Ipuarana.

A docente do curso de História está há mais de vinte anos no mercado e passeia por áreas de pesquisa como Psicanálise, Filosofia e Teoria da História. Também já atuou em escolas da rede privada de Campina Grande. Atualmente leciona na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Pela primeira vez no encontro municipal em Lagoa Seca, Auricelia pontuou acerca da alegria em ter sido convidada, bem como, pelo que acompanha, afirmou que a cidade faz sua tarefa de casa quando o assunto é investimento e compromisso para com trabalhadores da educação e os alunos.

A pesquisadora enfatizou, ainda, o tema de sua palestra, que foi voltada ao pilar “Aprender a Valorizar”, base dos trabalhos pedagógicos previstos para serem discutidos em sala de aula ao longo deste ano. De acordo com ela, a pauta é importante, mas é necessário o público entender os conceitos de duas palavras fortes (aprender e valorizar), como forma de considerar o indivíduo e a sociedade na qual está inserido.

O encontro – em sua oitava edição – é uma espécie de pontapé para o início do ano letivo da rede municipal de ensino. Como sempre, reúne centenas de profissionais da área, entre professores, gestores e demais colaboradores da Secretaria de Educação.

A programação ainda trouxe uma apresentação cultural com estudantes e momento de reflexão pessoal conduzida pela grupo católico Remidos do Senhor. Um dos pontos fortes do evento foi a presença e discurso do médico e ex-prefeito Edvardo Herculano de Lima – usando o espaço para relembrar dos desafios enfrentados em sua trajetória pessoal e profissional. Ele foi homenageado pela gestão porque representa uma das personalidades contribuintes ao desenvolvimento de Lagoa Seca, já que o município festeja seis décadas de emancipação política e abordará tal assunto nos educandários em 2024.

Compuseram também a lista das autoridades a prefeita Dalva Lucena, o secretário Iran Barbosa, os vereadores Paulo da Costa de Oliveira e Fabiano Ramalho, vice e presidente da Câmara de Vereadores, respectivamente.

O evento se estende ao longo desta quinta-feira, reunindo gestores por coordenação. A meta é juntar cada setor específico para alinhar demandas e operacionalizar os trabalhos que vão ser executados logo mais. O início das aulas começará no dia 19 de fevereiro.

DECOM/PMLS