A Prefeitura de Lagoa Seca realizou, na tarde desta quarta-feira (16), um treinamento de combate a incêndio em fase inicial. Vigilantes do município, que atuam nas repartições públicas, puderam conhecer, dentre as orientações, os principais tipos de extintores e como usá-los em diferentes situações de emergência.

Cerca de 40 profissionais participaram da formação, que teve caráter tanto teórico quanto prático. O momento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi ministrado pelo bombeiro civil e técnico de segurança do trabalho, Aurilio Rodrigues, um dos membros da ONG dos Bombeiros Voluntários, do município de Alagoa Nova/PB.

Há mais de três décadas na área, o coordenador da Vigilância Municipal disse que o encontro é algo inovador na cidade. “Vários vigilantes não tinham o preparo para lidar com incêndio. Agora, penso eu, que eles terão mais habilidade, caso surja algum imprevisto no seu local de trabalho ou até mesmo em sua residência. O que estamos oferecendo hoje aqui é algo novo e de muita valia”, comentou José Jerônimo da Costa, cuja fala parabenizou, ainda, a inciativa do prefeito Fábio Ramalho em acatar a iniciativa.

A estimativa é que esse tipo de preparo seja oferecido em breve a outros servidores da prefeitura, especialmente os que atuam em áreas mais fechadas e próximo a materiais de combustão, situação vivida, por exemplo, por motoristas e cozinheiras.

O funcionário público Marcelo de Araújo nunca podia imaginar que passaria por uma “aula”, como ele bem disse, dessa natureza. “Eu só via na televisão algumas dicas de como se previnir e apagar o fogo. Nesse meu tempo de serviço, essa é a primeira vez que eu aprendo sobre essa ‘aula’ tão valiosa”, destacou o vigilante morador da comunidade Amaragi, localizada na zona rural de Lagoa Seca.

Durante o encontro, o bombeiro civil Aurilio discorreu sobre conhecimentos e técnicas de combate a incêndio e como utilizar de forma adequada três principais extintores: com água pressurizada, de CO2 e pó químico. Ao final, já na área externa da Câmara, e com a rua isolada, o bombeiro mostrou, de maneira prática, como manusear os equipamentos.

Estamos sempre à disposição de Lagoa Seca. A gente fica feliz em poder levar, ainda que de forma sucinta, nossos conhecimentos a esse público tão especial e que nos acolheu super bem. Parabéns ao governo municipal por ter se preocupado com seus funcionários. Quem valoriza a vida, respeita seu funcionário, seu servidor”, afirmou Aurilio.