O Salão de Artesanato em Lagoa Seca é cenário de grandes artesãos locais. O espaço serve para os artesãos produzirem e comercializarem os seus produtos. Peças de crochê, tricô, estopa, madeira, cadarços, feltro, cetim, e entre outras, são as variedades que são expostas aos clientes.
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha, mais das vezes, com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento.
Desde a reabertura, no mês de abril deste ano, os trabalhos de mais de 50 artesãos puderam ser valorizados com uma maior apreciação, isto porque o prédio ganhou nova pintura, todo o teto foi reposto, melhorias na parte elétrica, novas portas – incluindo as portas de vidro –, ar condicionado, móveis novos e revestimento no piso.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Artesanato, Lucicleide Nascimento, as vendas tiveram um aumento significativo. Nos meses de março a maio, por exemplo, o número de vendas cresceu de 34 a 65 saídas de peças, dado numérico que ela comenta com muito orgulho. “Nós estávamos muito ansiosas pela reabertura do salão. Graças a gestão do prefeito Fábio Ramalho pudemos receber tal benefício. As artesãs estão sempre buscando modernizar e criar novas peças, assim como acolhemos os novos artesãos que chegam semanalmente para compor a nossa loja com os seus trabalhos, diversificando ainda mais a nossa cultura”, comentou.
Para o Secretário de Cultura, Márcio Rangel, o espaço oferece um local digno e apropriado ao trabalho dos artesãos. “Queremos um espaço de convivência e formação. Estamos intensificando o processo de trabalho para que os próprios artesãos participem de oficinas de aprendizagem, fitando novos horizontes de trabalho na área. Vamos fomentar a cultura e ensinar novos jovens a produzir o artesanato local”, frisou.
O salão de artesanato fica localizado na Rua Cícero Faustino da Silva – Centro, e tem expediente de segunda a sábado, das 8h até as 11h da manhã, e no horário da tarde, das 13h às 17h.