A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Saúde, realizou audiência pública, na tarde desta segunda-feira (6), para divulgar relatório das ações realizadas pela pasta durante os meses de janeiro até agosto deste ano.

Toda prestação de contas acontece a cada quatro meses, cumprindo a uma Lei Complementar N° 141, de 13 de janeiro de 2012, onde determina que o material deve ser detalhado e apresentado em audiência na Casa Legislativa. A apresentação do compilado foi feita pelo coordenador de Planejamento, Monitoramento, Controle e Avaliação da secretaria, Francisco de Assis Campos. O relatório é dividido em quatro blocos: caracterização da gestão municipal, demonstrativo do montante dos recursos aplicados, auditorias realizadas em fase de execução/visitas técnicas e rede física dos serviços públicos da saúde. A população interessada em conferir o relatório, na íntegra, pode recorrer à Secretaria de Saúde ou Câmara Municipal.
O ato também é uma forma de o governo municipal divulgar o balanço das atividades ofertadas à população, bem como expor o que foi arrecadado e como funciona a estrutura da saúde pública local. A secretária de Saúde, Cristiane Cavalcanti, e coordenadores da pasta estiveram presentes na audiência.

“Os resultados apresentados no primeiro e segundo quadrimestre [de 2023] refletem o compromisso e a responsabilidade da gestão municipal através da atuação de sua equipe gestora, dos profissionais e todos os trabalhadores que compõem o quadro da Saúde. Assim, a prestação de serviços, consolidada no período proposto, também traz à tona as dificuldades interpostas, mas que são trabalhadas e, na medida do possível, superadas, de acordo com cada situação e dentro dos limites de governabilidade da gestão”, comentou Cristiane Cavalcante.

Confira alguns dos principais setores e seus dados reunidos nos dois quadrimestres de 2023

Atenção Básica/unidades de saúde (médico, enfermeiro, auxiliar técnico de enfermagem, entre outros) – 1º Quadrimestre: 118.855 atendimentos; 2º Quadrimestre: 134.025.

Hospital Geral Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho (dez ações/procedimentos ambulatoriais, como atendimentos de urgências e consultas) – 1º Quadrimestre: 16.728 atendimentos; 2º Quadrimestre: 19.959.

Policlínica Manoel Jácome (treze especialidades médicas) – 1º Quadrimestre: 3.505 atendimentos; 2º Quadrimestre: 3.618

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – 1º Quadrimestre: 2.688 procedimentos; 2º Quadrimestre: 2.924.

Programa Melhor em Casa – 1º Quadrimestre: 901 atendimentos; 2º Quadrimestre: 947

Viagens realizadas (Campina Grande, João Pessoa, Recife, Natal e viagens locais) – 1º Quadrimestre: 4.659; 2º Quadrimestre: 4.798.