A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca realizou, nesta quinta-feira (9), a abertura da campanha do Novembro Azul. O lançamento aconteceu na Unidade de Saúde Maria Alves Brasileiro, na comunidade Vila Florestal, zona rural do município.

O objetivo da campanha anual é chamar a atenção para o cuidado com a saúde masculina e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo. No Brasil, estimam-se mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025, segundo dados do governo federal.

Nesta quinta-feira, o público masculino lotou o auditório da unidade de saúde para acompanhar a palestra educativa e participar do bate papo com foco na prevenção do câncer. Encontros como o de hoje acontecerão ao longo do mês em todos os postos de saúde espelhados por Lagoa Seca. A programação conta com orientações, atividades físicas e exames de PSA – testes feitos a partir da coleta de amostra de sangue do paciente.

A Secretaria de Saúde garantiu que as treze unidades de saúde estão oferecendo o exame, como forma de ampliar o serviço e garantir saúde ao público-alvo. Para quem reside na zona rural, a coleta é feita na própria unidade do usuário, possibilitando a ele melhor acesso e contato direto com médico e outros profissionais da área. Já quem mora na zona urbana, o homem obtém encaminhamento clínico para submeter-se ao exame PSA o qual será feito em um laboratório conveniado com a prefeitura.

A prefeita Dalva Lucena participou da abertura do Novembro Azul ao lado da secretária de Saúde (Cristiane Cavalcanti), da coordenadora da Atenção Primária (Adriana Barbosa), além da equipe multiprofissional e demais servidores. “Estou muito feliz em ver esse espaço [auditório] lotado. Antigamente, e ainda hoje, infelizmente, havia muito preconceito sobre o exame de toque, embora ele seja necessário. É por isso que a gente sempre abraça com garra essa campanha a fim de que esses comentários negativos e carregados de desinformação desapareçam. Vocês devem cuidar do bem mais precioso, que é a saúde, e isso passa pela prevenção”, alertou a chefe do executivo municipal.

O aposentado Manoel Vicente Ferreira, de 80 anos, foi um dos participantes do encontro, inclusive fazendo uso da fala e relatando que, na sua própria família, ninguém travava sobre o tema. “Quando era adolescente, a gente não tinha como se prevenir a respeito de câncer de próstata, a respeito de cirurgia, e hoje, além de ter o SUS, a gente tem as prefeituras, equipes de saúde sempre cuidando, principalmente aqui na nossa comunidade”, elogiou o idoso.

Já o taxista Severino Antônio Silva, 59, disse do preconceito existente entre os homens quanto ao exame. “Muitos homens têm esse preconceito de não querer fazer [o exame de toque]. Eu sempre converso com muitos amigos e vejo eles falarem que ‘Deus me livre’, por conta da falta de conhecimento. Uma palestra dessa é muito boa para derrubar isso aí, que as pessoas venham a procurar saúde; se prevenir é bom, ‘né’?”, relatou.