Os candidatos ao Conselho Tutelar de Lagoa Seca participam durante esta sexta-feira (7) de uma capacitação, na finalidade de angariar conhecimentos e se preparar melhor para a prova de caráter eliminatório que acontece neste domingo. O exame é uma das etapas obrigatórias no processo de avaliação.
O local da prova será na Escola Municipal José Marques, no bairro Bela Vista, a partir das 8h.
Os candidatos deferidos na primeira etapa do processo deverão apresentar, no local da prova, algum documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de Conselho de Classe).

Serão 20 questões objetivas cujo conteúdo diz respeito ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes; será necessário atingir 70% das questões. O resultado será divulgado até a próxima semana, dia 12.

A formação está sendo oferecida pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A assistente social Waleska Ramalho, da empresa WR – Cursos e Consultoria em Gestão Institucional, se deslocou da capital João Pessoa para ministrar o conteúdo, que, entre outras pautas, aborda o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A programação do evento pretende, ainda, tirar dúvidas dos participantes e trocar ideias entre os interessados.

O certame deste fim de semana é uma novidade na eleição dos conselheiros tutelares de Lagoa Seca, dando mais condições ao eleitor apreciar e eleger o candidato, sob perfil técnico e qualitativo. A votação está prevista para o mês de outubro.

A partir deste ano, a população lagoassequense deverá eleger apenas uma pessoa para o cargo. Mesmo assim, a entidade continuará formada como está atualmente, com cinco membros. A também novidade foi aprovada em março deste ano, no projeto de lei n° 007/2023, do Poder Executivo. A alteração atende a uma resolução de dezembro do ano passado lançada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CONANDA, orientando seleção unificada, em todo país, no pleito para cargos do Conselho Tutelar.