Além de entregar oficialmente a reforma da Escola Doutor Tarcísio Alves Tito e seis ruas pavimentadas, o prefeito Fábio Ramalho e outras autoridades foram o centro das homenagens que aconteceram neste domingo na comunidade do Juracy Palhano.

Poemas declamados e comendas de honra ao mérito foram entregues aos gestores do município em reconhecimento pelo trabalho prestado na região. Um dos que receberam a homenagem foi o vereador – autor dos requerimentos na Câmara Legislativa – Iácome Jácome, também morador da localidade.

Desde o ano passado que o educandário vinha recebendo melhorias no prédio, onde foram colocadas cerâmicas junto com a pintura em toda a estrutura da unidade; forro em PVC no depósito da merenda, na sala da secretaria e cozinha; todo telhado trocado; construção de rampas e banheiros com acessibilidade; troca de cobogós por janelas; reforma no muro e a instalação de um escovódromo; seguidos de um jardim e parque recreativo.

O prefeito Fábio lembrou da parceria que tem com o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), representando a cidade na Câmara, em Brasília (DF). Fábio ainda mencionou que, graças à ajuda do parlamentar, foram investidos mais de R$ 700 mil nas obras de pavimentação só na região do Juracy Palhano. Pedro, por sua vez, que também esteve na cerimônia, agradeceu e garantiu mais compromisso e investimentos para Lagoa Seca.

A solenidade seguiu com o restante dos discursos da manhã, onde estiveram no palanque secretários, coordenadores, vereadores municipais e uma imensa população que acompanhava o ato de perto. Encerando a festividade, Jefferson Arretado e banda animaram quem estava por lá.

Histórico da escola e seu trabalho em projetos sociais na comunidade

A escola tem esse nome em homenagem ao médico Tarcísio Alves Tito, que morava nas terras em que hoje é o bairro Juracy Palhano. Era natural de Alagoa Grande, PB, mas por questões familiares veio morar nas terras de seu avô Ezequias Trajano. Tarcísio era um rapaz estudioso e preocupado com as causas sociais na área da saúde, diante disso, resolveu estudar para medicina. Em sua trajetória profissional, abriu uma farmácia popular onde vendia medicamentos com preços de valor acessível, especialmente para a população de baixa renda. Durante a gestão do então prefeito Pedro Jácome de Moura (“Pedro do Pão”), a escola foi construída num terreno doado pelo morador Juracy Palhano.

Muito mais que uma história de valorização e dedicação ao ensino das crianças, a escola tem atividades pedagógicas que transformam vidas, por meio da cultura e cidadania, como por favor exemplo a “Poesia na Comunidade”, um projeto onde os alunos leem e distribuem poesias de diversos autores para os moradores do bairro e a gincana solidária, fazendo com que as equipes formadas pelos estudantes arrecadem alimentos e materiais de higiene pessoal, montando cestas básicas e doando aos carentes.

O trabalho segue acontecendo na Educação

Estão previstas, ainda para este primeiro semestre, duas reinaugurações dentro do seguimento educacional, são elas: a Creche Alzira Coutinho, no bairro do Morro, e a Escola João Laurentino de Carvalho, na área rural do Almeida. O calendário será divulgado em breve nas redes sociais da prefeitura.