02 a 06 de agosto de 2023. Esta será a data da quinta edição da Festa do Artesanato – O Festival Estadual do Artista Popular, em Lagoa Seca. A data foi anunciada em uma reunião convocada para a tarde desta terça-feira (25), na Câmara de Vereadores, entre membros do governo municipal e a classe de artesãos. 

A Festa do Artesanato, sucesso garantido desde sua primeira edição, em 2017, seguirá mantendo uma programação festiva, que evidencie a cultura local e revele talentos de homens e mulheres que tiram seu sustento do artesanato ou fazem dele seu lazer do dia a dia.

O intuito da reunião foi possibilitar que a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte nutrisse, mais uma vez, o contato com os artesãos cadastrados na pasta, além dos receber interessados em fazer parte formalmente do seguimento, bem como divulgar o calendário das principais atividades e eventos planejados para o setor ao longo de 2023. 

O encontro foi conduzido pelo gestor da pasta, Márcio Rangel, que assumiu recentemente o cargo após a volta do vereador José Roberto Pequeno (Beto do Floriano) ao parlamento. A prefeita Dalva Lucena e servidores da Secretaria de Cultura também participaram do momento. 

Rangel usou o espaço para contar um pouco dos cinquenta dias do seu trabalho no setor. Ele fez um balanço dos reparos na parte física da secretaria e como isso influenciou o melhor atendimento ao público.

Outro grande destaque da reunião foi a confirmação do município, pelo segundo ano consecutivo, na Expo Turismo Paraíba 2023, que neste ano será realizado de 25 a 27 de maio, em João Pessoa. A feira é um dos maiores eventos do estado com foco nas potencialidades encontradas no turismo. A prefeitura arcará também com algumas  despesas, como o transporte e o estande para exposição de grupos culturais de Lagoa Seca. 

Cursos e oficinas de capacitação profissional também estão no leque de serviços elaborados pela equipe de frente da secretaria. Uma oficina de embalagem, com oferta inicial de 30 vagas, será realizada no mês de maio; 10 vagas para cada dia de capacitação. Interessados devem procurar o setor para buscar mais informações. 

Recadastramento

O recadastramento, processo essencial para artesãos veteranos e novatos, estará sendo operado em dois turnos, no período de 02 a 05 de maio, das 8h às 11h, e das 14h às 16h. É necessário apresentar as cópias dos documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, Foto 3X4, conta bancária (corrente e poupança), número de telefone que faça uso de WhatsApp, 1 peça do trabalho artesanal atual da tipologia que será (re) cadastrado. Local do recadastramento: Secretaria de Cultura.

Uma observação: só terá acesso aos recursos financeiros da Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 quem tiver cadastrado e ativo na secretaria. 

Incentivo à Associação e ao MEI

Buscando formalizar o trabalho do artesão em Lagoa Seca, o secretário Márcio Rangel trouxe a possibilidade de os artistas criarem por conta própria uma associação visando à independência e ao empreendedorismo. Em sintonia a isso, apontou os benefícios de se ter CNPJ, sendo microempreendedor individual. A relevância disso é que, nas palavras do gestor, os artesãos “caminhem com as próprias pernas”, algo, segundo ele, que não coloca os trabalhadores na total dependência do serviço público, o qual tem limitações em atender demandas.

Parceria com a escola estadual

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte firmou parceria com projeto “ARTerezas” do grupo de estudos Os Sapiens – da Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha. O projeto é uma rede online de apoio à formalização e divulgação do trabalho de mulheres que buscam sua independência financeira por meio do artesanato. Diante disso, direcionamentos serão dados às interessadas, ensinando como usar plataformas digitais e redes sociais como algo lucrativo. 

Pular para o conteúdo