A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde e Agricultura e Abastecimento, iniciou, na manhã desta terça-feira (26), o cadastro para o serviço de castração gratuita em animais do município. O cadastro segue sendo realizado de segunda a sexta, no horário de atendimento das 7h30 às 13h, até o dia 17 de abril. Os donos de cães e gatos (fêmeas ou machos) domiciliados, semi-domiciliados ou que tenham ligação também com animais de rua devem procurar a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizada na Rua Antônio Borges, n° 209 – Centro.
Os tutores interessados devem apresentar, no ato, a seguinte documentação: RG, CPF e Número de Identificação Social (NIS).
Neste primeira etapa, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento insere no sistema próprio os dados dos donos de animais, como forma de organizar a logística e fazer o levantamento do número de pets que precisam do serviço. Após isso, a gestão fará convênio com uma clínica especializada para, finalmente, ofertar a castração.

A médica veterinária Júlia Do Ó está responsável pela triagem e esclarecimento de dúvidas. Ela informou que há, em Lagoa Seca, um alto índice de animais que precisam e podem ser castrados, sobretudo aqueles vivendo nas ruas. Ainda de acordo com a médica, a ajuda humanitária de entidades e da população poderá fazer que cães e gatos entrem na lista, uma vez que a cirurgia evita a ninhadas indesejadas e o consequente abandono, bem como bane a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis entre os animais, como a TVT – Tumor Venéril Transmissível.
A data dos processos cirúrgicos será confirmada após a finalização da busca ativa.

DECOM/PMLS

Pular para o conteúdo