Data marcada: projeto de lei do Plano Diretor de Lagoa Seca será votado dia 3, na Câmara

Pouco mais de uma semana após a conferência municipal que encerrou a quarta e penúltima etapa dos trabalhos relativos ao processo de revisão e elaboração do novo Plano Diretor de Lagoa Seca, parte dos membros da comissão Gerenciamento e Planejamento se dirigiu, nesta quinta-feira, até a Câmara de Vereadores para protocolar o protejo de lei do PDM.
O gesto simbólico, além de reunir autoridades dos dois poderes e expressar a relevância do documento para Lagoa Seca, sinalizou o interesse imediato do parlamento em apreciar e votar o projeto de lei. Isso porque o presidente da Casa, Fabiano Ramalho, comunicou que o texto será inserido na primeira sessão ordinária de dezembro, isto é, na terça-feira, dia 3. A boa notícia animou a comitiva liderada pela prefeita Dalva Lucena, e cumpre o cronograma de finalizar o Plano Diretor no fim deste ano.

Agora, a expectativa do governo é ver o PDM ser votado e aprovado pelos vereadores na próxima semana. Vale lembrar que a construção do texto durou mais de três anos devido à robustez e qualidade de informações as quais planejam e apontam as peças necessárias ao desenvolvimento da cidade para a próxima década. A secretária de Administração e coordenadora geral dos trabalhos destacou a importância do momento e convidou a população para a sessão de terça.
“Para nós, é um momento histórico[…] Um projeto de lei construído por muitas cabeças, muitas ideias que foram discutidas e debatidas ao longo de mais de três anos, e que hoje, concretamente, a gente traz com a certeza de que será aprovado pela envergadura do projeto, a forma como foi elaborado e, sem sombra de dúvida, é um marco para Lagoa Seca. Aproveitando a ocasião, convido os membros das comissões e a população para esse momento especial [sessão]”, falou Aparecida dos Santos.

DECOM/PMLS

Durante toda a semana, a Secretaria de Saúde de Lagoa Seca realizou reuniões com os servidores municipais, a fim de avaliar as ações executadas pela gestão.

Na manhã desta quinta-feira (28), foi a vez dos seguintes grupos: Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (E-MULTi), Policlínica João Joaquim de Medeiros, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (SESST).De acordo com a pasta, o encontro serve, também, para abordar temas relacionados à linha de cuidado e valorização dos profissionais e pacientes de forma mútua, visando um tratamento mais humanizado e que proporcione bem-estar físico e mental para ambos.Na próxima semana, a pasta seguirá com essas ações, de forma gradativa.

DECOM/PMLS

Atenção, concurseiros de plantão! Saíram o resultado final e o resultado pós-recursos da prova de títulos do concurso público da Prefeitura de Lagoa Seca!

As listas contemplam os candidatos aprovados e classificados.

A próxima etapa incluem o relatório final da Comissão Permanente de Concursos (CPCOn) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e homologação do certame por parte da prefeita Dalva Lucena.
A convocação só deverá ser feita em 2025, em virtude do período eleitoral deste ano.

Fique ligado e acompanhe nas redes sociais da prefeitura ou no site cpcon.uepb.edu.br

DECOM/PMLS

Secretaria de Saúde promove qualificação para agentes comunitários em Lagoa Seca

Seguindo o cronograma de ações com os servidores de Lagoa Seca, a Secretaria de Saúde realizou, na manhã desta quarta-feira (27), qualificação para todos os agentes comunitários do município, com o tema “O papel do ACS na promoção da Saúde do Homem”.
A capacitação foi mediada pela apoiadora institucional da Atenção Primária à Saúde (Aldineide Fernandes), que faz parte da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB).

No ato, foram abordados diversos assuntos voltados ao cuidado e bem-estar do homem. O principal objetivo da ação foi explicar como os profissionais podem potencializar e desenvolver um atendimento mais humanizado para a população.
Aproveitando a ocasião, a apoiadora promoveu, também, uma homenagem a 13 agentes comunitários de saúde que compõem a equipe multiprofissional da cidade.

DECOM/PMLS

Educação promove “Dia A” da alfabetização em Lagoa Seca

A Secretaria de Educação de Lagoa Seca realiza, nesta quarta-feira (27), o “Dia A” da alfabetização no município. O objetivo é mobilizar toda rede pública e a família acerca da importância da alfabetização nos primeiros anos da vida escolar.

O Dia A, uma espécie de culminância das atividades desenvolvidas em sala de aula, acontece de diferentes maneiras nas unidades de ensino. Na Escola José Marques de Oliveira, por exemplo, os alunos fazem apresentações culturais ligadas à alfabetização e ao Dia da Consciência Negra. Nos corredores da escola exposição envolvendo pinturas, baús de leitura e livrinhos contando histórias infantis. Pais e responsáveis puderam acompanhar de perto a dedicação dos filhos.

Outros educandários, segundo a Educação, adotaram outras propostas e temas, sem perder o foco da alfabetização, ofertando piqueniques literários, construção de murais repletos de cores, letras e outros mecanismos que incentivem à leitura e escrita.

O Dia A cumpre o que preconiza a ação do Pacto Alfabetiza Mais PB, parceria com governo estadual, onde a comunidade celebra as boas práticas em alfabetização. Além disso, a semana de atividades está sob Aprender a Valorizar – pilar da educação trabalhado em sala de aula proposto pela equipe da secretaria municipal.

Elayne Lima, coordenadora pedagógica da secretaria, destaca a relevância da consciência fonológica como elemento facilitador da aprendizagem diante da leitura e escrita. “Foram trabalhados os jogos de aliteração, importantes porque ajudam a desenvolver a consciência fonológica, uma habilidade fundamental para a alfabetização. Portanto, posso dizer que tudo isso aumenta conhecimento das crianças sobre a relação entre palavras e sons, promovendo aprendizado de forma lúdica, ampliando o vocabulário e estimulando a criatividade e imaginação”, disse.

DECOM/PMLS

Cuidado e valorização dos profissionais, Saúde realiza encontro com servidores em Lagoa Seca

A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca promoveu uma manhã alegre e descontraída para enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e motoristas, com o objetivo de valorizar os profissionais e enaltecer a importância de cada um para o bom desempenho no Sistema de Saúde, além de avaliar as ações executadas pela gestão e traçar o cumprimento de algumas metas previstas para este ano.

Até o final de novembro, ao menos outras dez categorias de servidores vão participar desses encontros. Uma palestra motivacional também foi ofertada ao público. A secretária de Saúde (Cristiane Cavalcante) e a coordenadora da Atenção Primária (Adriana Barbosa) participaram do ato.

DECOM/PMLS

CHEQUE CIDADÃO

A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira (26) a entrega da parcela do Cheque Cidadão referente ao mês de novembro. Os contemplados estiveram no Salão Paroquial da Igreja Matriz para garantir seu benefício.

Como de costume, os beneficiários devem apresentar o cartão de comparecimento nas atividades desenvolvidas pelos grupos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Cheque Cidadão é um programa municipal que tem como principal objetivo o desenvolvimento da cidadania e a inclusão social de famílias em situação de pobreza. Atualmente, mais de 300 famílias são contempladas com ação e recebem mensalmente o valor de R$ 120.

DECOM/ PMLS

Escola Machado de Assis promove mostra pedagógica em alusão ao Dia da Consciência Negra; confira

A Escola Machado de Assis, localizada na comunidade do Campinote, realizou, na manhã desta quarta-feira (22), mostra pedagógica em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrada oficialmente em 20 de novembro.

O evento teve o objetivo de valorizar a cultura e literatura africana, promovendo conhecimento sobre as contribuições históricas dos povos. Ao longo do dia, os alunos de toda unidade -do infantil ao fundamental II- acompanhados dos professores, apresentaram projetos formados por produções literárias, danças, artesanato, cartazes, entre outros.

Além disso, a exposição teve, também, a intenção de criar reflexões sobre o combate ao racismo e a discriminação racial. Conforme informações da coordenadora pedagógica (Elayne Lima), “ao abordar a resistência e o legado afro-brasileiro, a mostra contribui para a construção de um ambiente escolar mais consciente e comprometido com a igualdade, permitindo, também, a representação e valorização de um povo” comentou.

DECOM/PMLS

Pular para o conteúdo