Prefeita Michelle Ribeiro decreta luto oficial de três dias após morte do ex-prefeito Edvardo Herculano e suspende agenda de gestão

A prefeita de Lagoa Seca, Michelle Ribeiro, decretou, na manhã desta segunda-feira (3), luto oficial de três dias no município pelo falecimento do ex-prefeito Edvardo Herculano de Lima, ocorrido hoje, em decorrência de complicações da diabetes e do pós-COVID-19. Em respeito à memória do ex-gestor, a prefeitura também suspendeu todas as atividades administrativas e a agenda de gestão nesta segunda-feira, mantendo apenas os serviços essenciais, como saúde e limpeza pública.

Edvardo Herculano governou Lagoa Seca por três mandatos, deixando um legado de trabalho e dedicação à cidade. Além da trajetória política, era médico e prestou relevantes serviços na área da saúde, atuando no Hospital Pedro I e no Instituto de Polícia Científica (IPC). Ele era esposo da ex-prefeita Dalva Lucena, a quem Michele Ribeiro sucedeu no comando do município.

A prefeita lamentou profundamente a perda do ex-prefeito, destacando sua importância para Lagoa Seca e seu impacto pessoal em sua própria trajetória profissional. “Edvardo foi quem me deu minha primeira oportunidade de trabalho, ainda como técnica de enfermagem, e me ensinou muito sobre gestão pública. Sua partida deixa uma grande lacuna, mas seu legado jamais será esquecido”, afirmou Michele.

Com o decreto de luto, as repartições públicas estarão fechadas durante o período determinado, com exceção dos serviços essenciais.

Em um mês de gestão, Infraestrutura realiza terceiro mutirão de limpeza em Lagoa Seca

O cuidado com a ‘cara’ da cidade vem acontecendo desde o primeiro dia de gestão da prefeita Michelle Ribeiro. Para garantir qualidade de vida e bem-estar à população lagoassequense, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo realiza neste sábado (1º) o terceiro mutirão de limpeza urbana. 

A operação consiste executar serviços como pintura de meio-fio, capinagem e retirada de entulhos das ruas e calçadas. Nesse primeiro dia de fevereiro a região beneficiada está sendo a Rua João Lourenço Porto, no Centro da cidade, precisamente no setor conhecido como “ladeira de Luís Leal”. Outros dois mutirões dessa natureza aconteceram do início do ano para cá, tendo chegado no bairro Monte Alegre e comunidade Floriano. 

Para este fim de semana, a Secretaria de Infraestrutra e Urbanismo montou uma equipe de mais de dez homens atuando diretamente na rua, incluindo uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. O serviço, que começou por volta das 7h30, tem previsão de ser concluído no início da tarde e deve se estender até a próxima semana, caso não seja concluído hoje. 

O secretário Tiago Basílio e o coordenador geral da pasta, Júnior Santos, acompanham o mutirão. Para Tiago, o trabalho de limpeza urbana chegará aos quatro cantos do município. “De maneira gradativa, nossa gestão vai atender toda Lagoa Seca. Mas o serviço só será completo, se a população entender nossa função e nos ajudar a cuidar da nossa cidade”, disse ele. 

Lagoa Seca sedia primeira reunião do Território da Borborema

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca participou, nesta quinta-feira (30), da primeira reunião do Território da Borborema de 2025, que aconteceu no Banco Mãe de Sementes, no Sítio Quicé, zona rural do município. O encontro reuniu gestores e representantes de diversas entidades para discutir ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar e fortalecimento das políticas territoriais.

Estiveram presentes no evento a prefeita de Lagoa Seca, Michelle Ribeiro, o deputado estadual Fábio Ramalho, o Secretário de Agricultura do município, Fabiano Ramalho, e Frei Anastácio, Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba.

Durante a reunião, foram debatidos temas como a devolução do diagnóstico da agricultura familiar da região, a construção do plano de ação do território, além de informes sobre políticas territoriais com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável (Seafds).

A programação também incluiu discussões sobre a reestruturação organizativa do território, a retomada das câmaras temáticas e a homologação dos membros da comissão territorial. O evento reforçou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos pequenos produtores da região.

Secretaria de Saúde oferece serviço de ultrassonografia na Policlínica

A população de Lagoa Seca conta com um importante serviço de diagnóstico por imagem oferecido gratuitamente na Policlínica João Joaquim de Medeiros. O atendimento de ultrassonografia é realizado mediante agendamento prévio, que deve ser feito na Central de Marcação, localizada na própria unidade de saúde. O horário de funcionamento para marcações é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

São oferecidos todos os tipos de ultrassonografia, garantindo um suporte essencial para o acompanhamento médico de pacientes que necessitam de exames diagnósticos. A oferta gratuita do atendimento facilita o acesso da população, especialmente daqueles que dependem do sistema público de saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da prefeita Michelle Ribeiro com a ampliação dos serviços de saúde, proporcionando mais qualidade e agilidade no atendimento à comunidade. Com a ultrassonografia disponível na policlínica, os pacientes podem realizar exames sem precisar se deslocar para outros municípios, contribuindo para um atendimento mais eficiente e acessível.

Prefeitura de Lagoa Seca promove jornada pedagógica nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro

A Prefeitura de Lagoa Seca, por meio da Secretaria de Educação, realizará de 4 a 6 de fevereiro a jornada pedagógica para os profissionais de toda rede municipal de ensino, além do Conselho Tutelar e servidores da Assistência Social.
O evento, que possui a temática “Educação que cuida”, acontecerá no Convento Ipuarana, nos turnos da manhã e tarde, especificamente das 7h30 às 11h30, e 13h30 às 16h30.
A programação contará com palestras, oficinas e planejamento pedagógico para a categoria, com o objetivo de alinhar a logística para o começo do ano letivo, bem como apresentar a nova estrutura educacional do município.
O cronograma das atividades será divulgado, posteriormente, nas redes de comunicação da prefeitura.

VESTIBULAR SOLIDÁRIO: ação acontece nesta quarta em Lagoa Seca; confira

A Secretaria de Educação, em parceria com a Unifacisa, está realizando, ao longo desta quarta-feira (29), o Vestibular Solidário para a população de Lagoa Seca. O evento está acontecendo na Praça da Matriz e no Salão Paroquial, e o atendimento seguirá até às 16h.

A ação tem objetivo de oferecer condições especiais na matrícula e mensalidade dos cursos da universidade, além de promover serviços de saúde como aferição de pressão, teste de glicemia e exames oftalmológicos. Para adquirir os descontos, os interessados realizam uma prova on-line e o resultado sai na hora, após a finalização. Para participar, é necessário a doação de 1kg de alimento não-perecível que será entregue para instituições de caridade do município.

A parceria entre o órgão municipal e a Unifacisa foi retomada neste ano. Para a prefeita Michelle Ribeiro, “fechamos essa grande parceria com a instituição, visando trazer ainda mais benefícios para o setor da educação. Hoje estamos realizando o Vestibular Solidário e eu convoco toda a população lagoassequense para participar e aproveitar essa oportunidade. Agradeço a equipe da Unifacisa e posso afirmar que esse é só o começo de tudo que vem por aí”, comentou.

Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais definem ações do programa Planta Lagoa Seca 2025

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Lagoa Seca realizou uma reunião nesta terça-feira (28), com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para definir as ações do programa Planta Lagoa Seca 2025. O encontro também contou com a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), reforçando a parceria entre os órgãos para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

O programa conta com iniciativas, como o corte de terra, a distribuição de sementes crioulas (popularmente conhecidas como sementes da paixão) e a recuperação de estradas, beneficiando diretamente os agricultores locais.

Durante a reunião, o sindicato anunciou a doação de 530 quilos de sementes por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Já a prefeitura adquiriu 970 quilos de sementes, totalizando 1,5 tonelada destinada ao programa.

A partir da próxima semana, a secretaria vai realizar um trabalho de campo, visitando as comunidades para cadastrar as famílias interessadas no serviço de corte de terra. Essa etapa busca garantir que os recursos sejam distribuídos de forma eficiente e atendam às demandas da população rural. O cronograma com o calendário de visitas nas localidades, será divulgado nas redes sociais da prefeitura.

Infraestrutura de Lagoa Seca promove mutirão de limpeza na comunidade Floriano

A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Lagoa Seca realizou no último sábado (25), um mutirão de limpeza às margens da PB-097, sentido comunidade Floriano. A ação contou com uma retroescavadeira e duas caçambas, com o objetivo de organizar os espaços públicos e proporcionar um ambiente mais limpo e agradável para a população. Ao todo, 8 carradas de resíduos foram retirados do local. Cerca de 20 agentes trabalharam na remoção do lixo.

Além do secretário de Infraestrutura, Tiago Basílio, estiveram presentes no mutirão, a prefeita do município, Michelle Ribeiro e o vereador José Roberto Pequeno (Beto do Floriano). Michelle destacou a importância do trabalho e agradeceu os esforços de todos os envolvidos para manter a cidade cada vez mais limpa.

O trabalho no local deve ser concluído nas próximas semanas, em razão das chuvas que caem na região. Segundo o secretário, um levantamento está sendo feito para que outras comunidades também possam ser atendidas pelo “Mutirão Cidade Limpa”.

Pular para o conteúdo