A prefeita Dalva Lucena participou, na tarde desta terça-feira (14), do programa Caturité nos Municípios, da Rádio Caturité 104.1 FM. A gestora usou o espaço para fazer um balanço das principais ações de governo e anunciar novos trabalhos em Lagoa Seca. Também estiveram presentes os secretários Iankel Lucena (Finanças), Nelson Anacleto (Agricultura e Abastecimento) e Janaína Lucena (coordenadora da Saúde).

Durante uma hora de programa e interação com os apresentadores Ubiratan Cirne e Márcio Furtado, Dalva iniciou sua entrevista pontuando algumas ações voltadas à área da infraestrutura, desde quando assumiu a prefeitura há um ano e sete meses. Ela citou pavimentações com paralelepípedos, sobretudo em ladeiras da zona rural, e disse da missão em avançar ainda mais com os calçamentos nos sítios do município.

Ainda no tema da infraestrutura, a prefeita anunciou novo pacote de obras que vão permitir implantar o recapeamento asfáltico em outras áreas de Lagoa Seca. A previsão é que, sob investimento de mais de R$ 5 milhões, a administração pública aplique o asfalto completando ruas dos bairros São José, Bela Vista, Morro e Monte Alegre. O processo está em fase final de licitação e deve ser iniciado ainda este ano. Atualmente, o governo começou o mesmo serviço em quatro ruas – três nas medições da Praça João Jerônimo da Costa (Praça da Matriz) e uma também no Centro.

Seguindo com o roteiro, foi exposto pela chefe do executivo municipal os reparos os quais vêm sendo executados nas unidades de saúde, com oferta de novos equipamentos e melhorias nesses prédios, bem como o alto investimento na Policlínica Manoel Jácome e Unidade de Saúde Inácia Leal.

Para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, dois novos veículos prometem melhorar o deslocamento se servidores da pasta e agilizar demandas. Conforme Dalva, a secretaria deve ganhar logo mais um carro e uma moto, adquiridos por meio de emenda parlamentar.

Os ouvintes do Caturité nos Municípios puderam acompanhar a sequência de agenda de trabalho organizada em prol do crescimento de Lagoa Seca. O setor educacional abriu caminho e entrou na pauta do programa. A prefeita afirmou que as escolas da rede municipal de ensino recebem atualmente reparos em suas instalações, para melhor acolher estudantes e profissionais da área. Duas escolas entraram no destaque dela: reformas na Escolas Maria da Guia Ramos, no bairro Monte Alegre, e Antônio Félix Araújo – esta última situada no sítio Cumbe.

A continuidade de programas municipais criados pelo ex-prefeito e hoje atual deputado estadual Fábio Ramalho foi mencionada por Dalva, que recordou da ampliação do número de usuários e o quanto eles são merecedores de benefícios como o Cheque Cidadão e Mesa Farta.

Em toda sua fala, a prefeita destacou as dificuldades de administrar Lagoa Seca, uma vez que, por exemplo, o Fundo de Participação dos Municípios serve em boa parte para arcar com despesas. “Se não fossem as emendas dos amigos e a base de líderes políticos em todas as esferas, não faríamos grandes coisas. Tenho orgulho de dizer que a nossa gestão trabalha muito. Quando entra, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que era pra ser voltado a aplicação de políticas públicas, chega para dar fôlego ao município. Temos nos esforçado em busca de resultados. E eles estão em toda parte”.