Há pelo menos 50 anos o povo lagoassequense aspirava pela reforma da Praça Severino Cabral. O sonho, portanto, foi concretizado na noite desta sexta-feira, 14. Apesar da pandemia da Covid-19, o prefeito Fábio Ramalho usou dos protocolos recomendados pelas autoridades de saúde e fez uma breve solenidade para oficializar a entrega da nova praça.

A área total da praça tem agora uma estrutura que oferece playgroud e academia popular de saúde; rampas de acessibilidade; bancos novos; 3 quiosques (com 5 boxes e 2 banheiros); e uma fonte d’água com a imagem da padroeira do município.

Os serviços não pararam por aí. Todo o piso foi trocado, bem como feita a poda das árvores e a substituição de algumas já mortas. Além disso, foram implantados postes com lâmpadas de LED. Já para os que são apaixonados por fotos e amam Lagoa Seca, o letreiro “Eu ‘amo’ (símbolo do coração) Lagoa Seca” está bem no centro da praça.

Mais cedo, o chefe do executivo municipal e outras autoridades locais participaram de uma celebração na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cerimônia religiosa que simbolizou o agradecimento de toda cidade pelo feito conquistado.

Com o fim da missa, o músico Serginho do Sax desfilou e embalou canções que emocionaram a quem estava no local. Em seguida, foi a vez do padre Fabiano Melo fazer uma benção geral, prosseguida das palavras emocionadas de Fábio.

”Agradeço a Deus por ter me feito filho e prefeito desta cidade, e por ter me dado a honra de, ao lado de toda uma gestão, executar um sonho tão antigo”, disse.

Segundo momento tem live e anúncio de novas obras em Lagoa Seca

Depois do descerramento da placa e o fim do discurso de Fábio ao povo presente, o prefeito, a vice Dalva Lucena e alguns vereadores marcharam em direção ao Salão Paroquial, com o intuito de conversarem sobre o evento através da live nas redes sociais.

Poucas autoridades estavam no salão, e as que acompanharam presencialmente a fala do gestor, usaram máscaras e respeitaram o distanciamento social.

Entre a prestação de contas feitas no momento, Fábio garantiu – neste ano ainda – as reformas do Hospital Municipal Ana Maria Coutinho Ramalho e da Policlínica Manoel Jácome, ambos investimentos que darão mais robustez à área da saúde.

“Praça da Matriz” com segurança total

Não é possível falar de lazer sem segurança. É por isso que a “Praça da Matriz” carrega agora outro diferencial e que vai possibilitar aos lagoassequenses uma melhor visita quando forem ao local.

Ouvindo moradores próximos e toda comunidade, o governo municipal instalou câmeras pela praça e próximo às ruas adjacentes dela; 16 no total. Vigilantes municipais vão fazer a ronda durante todo o dia, incluindo os finais de semana.

Para reforçar ainda mais a tranquilidade e o bem-estar social, os seguranças vão dispor do apoio diário das rondas da Polícia Militar.

Aspectos históricos da Praça

Não existem muitos registros em livros ou arquivos disponíveis que possam contar com exatidão o nascimento da Praça Severino Cabral. Pouca coisa se sabe de sua história.

João Pereira Neto é recém-formado e leciona a disciplina de História no Colégio Municipal Irmão Damião Clemente, em Lagoa Seca. Segundo ele, parte do que poderia contar o período de construção da praça se perdeu com uma inundação no passado e mudanças de prédios administrativos da prefeitura em outras gestões.

“O que tenho, quando fui pesquisar […], era muito pouco. Certa vez, teve uma inundação no município, e a maioria dos arquivos se perdeu. Além disso, na gestão do prefeito Gilvan Carneiro, de 1996 a 2000, com a mudança no centro administrativo da prefeitura, que inclusive era na Escola Irmão Damião, poderia ser que tivéssemos ali algum documento que contasse a história precisa da praça”, comentou o docente.

Só que no ano de 2007, a professora Elizangela Jerônimo dos Santos publicou um livro sobre Lagoa Seca. Intitulado de “Tarimba: Aspectos históricos e culturais de Lagoa Seca (1929-1969)”, a obra remeteu-se a ouvir antigos moradores e pessoas influentes da cidade, que colaboram com o trabalho da pesquisadora, dizendo como Lagoa Seca havia surgido e quem foram os primeiros habitantes desta terra, entre outras coisas.

No entanto, o trabalho da professora não trouxe grandes passagens sobre como se deu a origem da praça e quais os contextos (políticos, principalmente) da época eram presentes.

Segundo Elizangela, alguns anos após a finalização da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (igreja da Matriz), foi construída a Praça Severino Cabral em frente ao templo. A praça recebeu esse nome em homenagem ao prefeito de Campina Grande, que financiou a obra, já que Lagoa Seca era distrito de Campina.

Só para se ter uma ideia, a “Igreja da Matriz” foi fundada em 15 de agosto de 1954.

Coincidência – ou não – os lagoassequenses recebem a tão sonhada reforma da praça praticamente depois de cinco décadas da construção da igreja. Embora a pandemia do novo coronavírus subtraia a participação popular neste momento histórico e toda festividade que a obra merece, a gestão do prefeito Fábio Ramalho pareceu acertar em cheio no calendário o dia e hora para a concretização deste sonho.

Veja alguns momentos de como foi a noite desta sexta-feira